Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nível do Rio dos Sinos está se elevando e deve atingir casas ribeirinhas na noite de hoje (16)
As fortes chuvas que vêm atingindo a região do Vale do Sinos e do Paranhana estão causando transtornos em todos os municípios. O Rio dos Sinos, que passa pelos bairros Barrinha e Vila Rica, está subindo rapidamente e já atingiu o nível de 6,3m nesta manhã, quatro metros acima do nível normal, que é 2,8m.
A Defesa Civil informa que o volume da água deve seguir aumentando durante o dia, podendo atingir as casas mais próximas do leito na noite desta sexta-feira. Em julho de 2020, quando ocorreu a última cheia, o nível do rio chegou a 7,35m e casas foram atingidas.
O prefeito Luciano Orsi, que visitou os locais mais afetados de Campo Bom, destaca que “este é um momento de união, para garantirmos a segurança e conforto dos desalojados pelas chuvas e retomarmos a normalidade o mais breve possível. Uma força tarefa já foi montada e está operando para ajudar os atingidos”, ressalta Orsi.
A Secretaria de Desenvolvimento Social já está preparando o Ginásio Municipal para receber as pessoas que necessitarem de abrigo durante o final de semana, com a colocação de colchões, travesseiros e preparo da alimentação. No mesmo local, estão sendo recebidas doações de roupas e itens de higiene. Os principais itens requisitados são roupas masculina e infantil.
Remoção
A Secretaria de Obras disponibiliza um caminhão para remoção de móveis caso necessário. Duas famílias já estão desalojadas e foram para casa de familiares, devido ao desmoronamento de muro sobre uma residência e a queda parcial de outra casa. Há também árvores caídas e diversos pontos de alagamentos em todos os bairros. O transporte para quem precisar é realizado por meio de um ônibus cedido pela Secretaria de Educação.
Trânsito e orientações
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Municipal, está fazendo patrulhamento pelo município e sinalizando os locais atingidos pelas fortes chuvas, como com a queda de árvores. A Defesa Civil está coordenando as ações de assistência à população e monitorando a situação.
Telefones para contato
Defesa Civil – (51) 9 9631 4625
Secretaria de Obras – (51) 3597 1202 ou (51) 9 9803 3629