Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Campo Bom registra queda nos índices de criminalidade nos últimos anos

O Município de Campo Bom tem se tornado um lugar cada vez mais seguro, afirmação comprovada pela queda nos índices de criminalidade nos últimos anos. Os furtos de veículos que tanto preocupavam os campo-bonenses em 2014 (345 furtos), ano com mais crimes desse tipo na cidade nos últimos 20 anos, diminuíram em 81,2% se comparados aos registros de 2022 (65). Em comparação com 2021 (80), a queda foi de 18,8% no último ano, número já impactado pela atuação da Guarda Municipal desde setembro.

Para o prefeito Luciano Orsi, a redução da criminalidade tem sido uma das prioridades desde o primeiro dia do seu governo. “Era necessário fazer algo, por isso iniciamos um trabalho integrado com as forças policiais e a redução dos índices foi notória já nos primeiros anos, seguindo até hoje”, observa. A Secretaria Municipal de Segurança foi criada em 2018, dando início ao processo de formação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha.

Desde então, outro tipo de crime que também diminuiu foi o roubo, uma queda de 20,9% de 2021 (153 roubos) para 2022 (121). A diminuição é ainda mais significativa se comparados os dados do ano passado aos de 2016 (571), o mais violento dos últimos 20 anos, queda de 78,8%. A presença dos guardas municipais nas ruas da cidade também tem inibido os delitos relacionados a armas e munições. Até abril de 2023, foram apenas 2 registros no ano, sendo que em 2022 foram 19 e em 2014, 31.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. O secretário municipal de Segurança, Rosalino Seara, destaca dois fatores que influenciaram no aumento da segurança na cidade. “Além da integração e do apoio às polícias, agora ainda mais efetivo com a atuação da Guarda, tivemos também o avanço e o investimento em tecnologia, como o cercamento eletrônico”, afirma.

Foto: JP4/Divulgação

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

Menu

Curta no Facebook