Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na noite desta segunda-feira, 05, na primeira sessão ordinária de maio do Poder Legislativo de Campo Bom, os vereadores receberam o prefeito Luciano Orsi e três secretárias municipais. Os representantes do Poder Executivo participaram da sessão para fazer um balanço do drama enfrentado pela cidade, que é vítima da maior enchente da história do Rio dos Sinos. Orsi estava acompanhado das secretárias de Saúde, Luana Schnorr; de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, Gênifer Engers; e de Desenvolvimento Social e Habitação, Vanessa Sommer.
Em suas falas, as secretárias e o prefeito detalharam o atendimento realizado à população, os problemas enfrentados nos bairros atingidos pela enchente e como está sendo a retomada gradual das famílias para suas residências.
Visivelmente emocionado, Orsi agradeceu o apoio de servidores e voluntários que, incansavelmente, atuaram no resgate das vítimas e agora auxiliam nos serviços de limpeza e atendimento dos desabrigados. “Todo o nosso trabalho foi pela nossa cidade, pela nossa população. Ela é a razão de tudo isso. Sem as pessoas nós não somos nada, não representamos ninguém e sem elas nada do que fizemos valeria a pena e por elas tudo vale a pena”, citou o prefeito. “Estamos bastante desgastados, ano passado foram seis enchente, mas o que vimos nos últimos dias não tem como classificar, não tem nem como comparar”, acrescentou Orsi que também citou o trabalho e apoio dos vereadores e servidores do Legislativo. “Esse é o momento de união, de deixar diferenças partidárias de lado. E todos que estão aqui (vereadores) estão fazendo isso”, enalteceu Luciano.
Vanessa explicou como a secretaria da qual é titular está atuando desde o início da catástrofe. “Desde o dia 30 estamos recebendo as pessoas de vários bairros. É uma situação bem complicada, mas estamos dando o total apoio”, disse. “Quero agradecer também a todos os voluntários, pois está sendo uma força enorme. Estamos com muitos voluntários separando as muitas roupas que recebemos, os alimentos também, já foram mais de mil cestas distribuídas”, relatou Vanessa.
A secretária Gênifer explicou como a pasta está atuando para atender a comunidade. “Desde o dia 30 estamos nas ruas, nas zonas de alagamento, conversando com as pessoas. Importante citar também o trabalho da Defesa Civil”, descreveu. “E hoje (segunda) a gente vê que o trabalho está só começando com as famílias retornando para suas casas. Temos em torno de 1,2 mil residências atingidas. Tudo isso mostra que os municípios, em parceria com o Estado e o Governo Federal vão precisar unir esforços para que não aconteça mais o que está acontecendo no Rio Grande do Sul”, ponderou Gênifer.
Já Luana elencou aos vereadores e comunidade como a secretaria da Saúde está atuando desde o início das chuvas. “Desde quarta a noite estamos atendendo no apoio aos ginásios onde as pessoas estão sendo abrigadas. Temos uma unidade de saúde, da Operária, fechada pela enchente e a equipe está no ginásio atendendo as pessoas”, esclareceu. “Até hoje (segunda) tivemos enfermeiros e suporte médico em todos os turnos. Conseguimos distribuir medicamentos também. Seguimos com essas escalas nos ginásios e também em todas as unidades de saúde”, finalizou Luana.
O presidente do Legislativo, Professor Jéferson Nunes (PDT), exaltou o trabalho realizado pelos membros do Executivo e reforçou a parceria do Legislativo para com a comunidade da cidade. “A Câmara é parceira, na media da legalidade do Executivo. É unanime aqui que todos os vereadores foram parceiros, com pessoas de seus gabinetes e fico muito feliz com a ação dos nossos colegas”, enalteceu. “O que o Executivo precisar, estamos aqui dispostos a fazer essa parceria ainda mais forte. Não é a toa que somos referência nessas ações”, concluiu o vereador.
Ordem do Dia
Além da participação dos membros do Legislativo, a sessão contou com votação de três matérias na ordem do dia. Dois requerimentos de homenagem e uma moção de aplausos foram aprovadas por unanimidade.
O Legislativo de Campo Bom volta a se reunir na segunda-feira, 13 de maio, a partir das 18 horas.