Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Secretaria de Saúde informa os cuidados que devem ser tomados pela população para evitar doenças como leptospirose e tétano
Com o nível da enchente reduzindo, as pessoas precisam ter outro cuidado ao retornar para as suas casas: água contaminada com doenças que podem causar problemas sérios. A Secretaria de Saúde alerta para o possível contágio de leptospirose, tétano, hepatite A, cólera, dentre outras, causadas pelo contato ou consumo de água ou alimentos contaminados.
O primeiro procedimento, de acordo com informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), é se proteger com luvas e botas que evitem o contato com a água ou o lodo presente em ambientes como casas e ruas. Depois, com água limpa e com produtos de limpeza (especialmente água sanitária), fazer a limpeza dos locais que vão ser posteriormente utilizados.
Secretária de Saúde, Drª Suzana Ambrós Pereira destaca que “é recomendável manter o ambiente limpo, arejado e aquecido, para reduzir a proliferação de doenças, como a leptospirose, e outras que causam problemas respiratórios, visto que estamos em uma época de baixas temperaturas e bastante umidade”.
Entulhos e destroços gerados pela força da água também devem ser retirados. Devido à possibilidade de alguma lesão ser gerada por metais ou outros objetos cortantes, como pregos e pedaços de vidro, é recomendável entrar em contato com a Secretaria de Obras para fazer a remoção, pelos números (51) 9 9803 3629 (WhatsApp) ou (51) 3597-1202 (telefone).