Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mudança no tempo essa semana: frente fria x calor de 40º

Frente fria vai trazer grande mudança do tempo no meio da semana com temporais de chuva intensa, raios e possíveis vendavais de acrod com o portal Metsul

Grande mudança do tempo no meio da semana merece muita atenção. O período de instabilidade no Rio Grande do Sul começou no final da semana que passou com acumulados excepcionalmente altos de chuva no Oeste do estado, mas o pior ainda está por vir e será entre quarta-feira e quinta por uma frente fria.

O que já ocorreu? Cidades do Oeste registraram só entre sexta e sábado chuva equivalente a um a dois meses. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia anotaram entre o final da quinta, quando começou a chuva, e a tarde de ontem, 279 mm em Uruguaiana, 168 mm em Alegrete, 155 mm em Quaraí, 117 mm em Tupanciretã, 116 mm em São Vicente do Sul e 108 mm em Santiago. Na região metropolita e Vale do Sinos pouco choveu.

E o que ocorrerá agora? A massa de ar quente e úmido segue no estado até quarta-feira com sol, nuvens, calor e abafamento, e pancadas de chuva isoladas típicas de verão, ocasionalmente fortes a intensas em pontos isolados. Na quarta, por uma condição pré-frontal e ingresso de ar mais quente de Norte, o tempo fica mais aberto na maioria das áreas e o calor será muito intenso, com máximas perto e ao redor de 40ºC em algumas cidades. O que realmente traz preocupação é uma frente fria que vai encontrar essa massa de ar muito quente, úmida e instável, gerando uma grande mudança do tempo. A frente vai atingir o Sul gaúcho já no final da quarta e cruzará pelo estado entre a madrugada e manhã da quinta. Modelos projetam um sistema bastante intenso com volumes muito elevados de chuva em curto período em praticamente todo o estado e ainda um risco acentuado de temporais com rajadas de vento forte e que podem caracterizar vendavais com danos em diversas localidades.

De acordo com a Metsul Metereologia a mudança do tempo no meio da semana será uma situação meteorológica perigosa e que pode provocar grande impacto como danos, falta de luz e alagamentos em vários municípios gaúchos. É a situação de maior risco meteorológico no Rio Grande do Sul desde o dia 16 de janeiro, embora nenhum evento possa ser comparado a outro.

Foto: Fabian Ribeiro / Metsul

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

Menu

Curta no Facebook