Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A combinação de sistemas associados a mau tempo (área de baixa pressão atmosférica em níveis baixos e médios da atmosfera e a chegada e avanço de uma frente fria), será o combustível para a o desenvolvimento de grandes áreas de nuvens carregadas sobre o estado.
Os temporais começam a partir da tarde desta terça-feira,16, por localidades da fronteira gaúcha com o Uruguai e, até à noite, podem atingir grande parte do estado, inclusive a Região Metropolitana.
Durante a quarta-feira (17), o tempo fica chuvoso em praticamente todo o estado, com períodos de chuva muito intensa e volumosa, sobretudo nas localidades do Centro e do Norte gaúchos, da Região Metropolitana de Porto Alegre, dos Vales, da Serra e do Litoral Norte.
A situação é de grande preocupação, pois os modelos meteorológicos indicam o potencial para períodos de tempestades que causam transtornos imediatos (com ventania e possibilidade de granizo) e também chuva moderada a forte persistente (por horas seguidas), que faz com que os acumulados sejam muito elevados, podendo acarretar em enxurradas, enchentes, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas de encosta.
As projeções indicam volumes acumulados de 150 a 250 mm em um período de apenas 24 a 48 horas, o que representa muita chuva para um curto período de tempo.
Além disso, o litoral gaúcho será uma das áreas de maior risco de ventania que acontecem não só durante as tempestades, mas por causa do processo de formação de uma área de baixa pressão próximo da costa entre a noite desta terça e a manhã de quarta-feira. As rajadas de vento serão frequentes e podem chegar a valores em torno de 100 km/h. Há risco de destelhamentos, queda de árvores e impactos no fornencimento de energia.
É muito importante que a população fique atenta às orientações da Defesa Civil.
Fonte: Inmet
O governador Eduardo Leite gravou um vídeo ao lado do chefe da Defesa Civil alertando a população sobre os riscos da previsão para os próximos dias.