Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Símbolo do natal germânico, pinheiros serão instalados no Memorial ao Pioneirismo, uma referência ao Bicentenário da Imigração Alemã, tema do evento
O Natal da Integração 2023 contará com elementos do natal alemão, uma homenagem aos primeiros imigrantes germânicos que chegaram em Campo Bom há quase 200 anos. As referências começam já nas boas-vindas, ou “willkommen”, tradução alemã da saudação, como marcará o letreiro colocado no Memorial ao Pioneirismo, local onde será instalada a Floresta de Pinheiros. Marca de resistência e vida, os pinheiros são símbolos do natal germânico e serão a porta de entrada dos visitantes do Natal de Campo Bom.
O pinheiro silvestre ocupa um terço das florestas na Alemanha, árvore resistente ao rigor do inverno e uma das únicas que permanecem verdes durante a estação. Por isso, o pinheiro é considerado pelos alemães símbolo de vida, sendo levado para dentro das casas no natal. A Floresta de Pinheiros do Natal da Integração é, portanto, uma homenagem à força e à resistência dos imigrantes germânicos que escolheram Campo Bom e ajudaram a construir a história do município.
A floresta, além dos pinheiros, conta ainda com uma árvore de cipó, produzida por kaingangs, referência aos indígenas que habitavam a região quando os imigrantes chegaram e também contribuíram para a formação da cultura do povo campo-bonense.
A instalação das árvores está prevista para os próximos dias e o Natal da Integração inicia na sexta-feira, 1º de dezembro. A programação, gratuita, segue até o dia 24, no Largo Irmãos Vetter, com destaque para os shows nacionais da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, dia 17, e do cantor gospel Fernandinho, dia 20.