Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta devido a um ciclone, associado a uma frente fria, qiue stá em processo de formação no Oceano Atlântico. Este sistema vai intensificar a ocorrência de chuvas intensas, até a próxima sexta-feira (16), em grande parte da Região Sul do Brasil e em áreas da faixa sul do estado de São Paulo.
Uma área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializará a formação do ciclone em superfície e, dessa forma, permitirá maior transporte de umidade do oceano para o continente. Este comportamento, combinado à topografia da região, deverá contribuir para a formação de nuvens muito carregadas, que poderão resultar em grandes volumes de chuva nas localidades citadas.
A previsão para o Sul do País indica grandes volumes de chuva no Paraná, Santa Catarina, especialmente na faixa leste destes estados, e na faixa norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Os volumes podem ser superiores a 100 milímetros (mm) em 24h, especialmente em localidades da faixa litorânea da região (área com topografia bastante irregular e densamente povoada), o que pode provocar muitos impactos, como alagamentos e deslizamentos.
Na sexta feira as chuvas devem se concentrar, principalmente, no leste e litoral de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do sul.
Até sexta-feira, o ciclone também vai provocar fortes ventos nas áreas já afetadas pela chuva, com rajadas que podem superar os 80 km/h na costa da Região Sul. No sábado, os ventos começam a enfraquecer.