Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com o objetivo de oportunizar aos estudantes e aos educadores um espaço que valorize as práticas pedagógicas e estimule o aprendizado a partir de processos de iniciação científica, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), realizará, de 22 a 26 de agosto, a 8ª Semana da Ciência e Tecnologia. Evento, no Ginásio do Cei, reunirá 83 projetos envolvendo 246 alunos e 125 professores orientadores e coorientadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das três redes de ensino: municipal, estadual e particular.
Ao longo do primeiro semestre, as 20 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) e as 23 de Educação Infantil (Emeis) da rede municipal realizaram suas feiras e mostras, das quais foram selecionados os trabalhos para a Semana da Ciência e Tecnologia. “Esses eventos internos das escolas, além de valorizarem as práticas pedagógicas, garantem o sucesso do nosso evento maior. As feiras de ciências e vivências também revelam as pesquisas, as hipóteses, os experimentos, as observações e as curiosidades dos nossos alunos”, diz a secretária Simone Schneider.
Os projetos estão divididos em cinco grupos: 28 na Categoria A (Educação Infantil), 19 na B (1º ao 3º ano – Ensino Fundamental), 20 na C (4º ao 6º ano – Ensino Fundamental), 12 na D (7º ao 9º ano – Ensino Fundamental) e quatro na Categoria E (Ensino Médio).
EVENTOS PARALELOS
Além da mostra de projetos, a 8ª Semana da Ciência e Tecnologia terá diversos eventos paralelos, presenciais e online, como horas do conto “A curiosidade premiada”, organizada pela Biblioteca Municipal Antônio Nicolau Orth; horas do conto e bate-papos com Elefante Letrado; bate-papos sobre processo de criação do documentário Arroio das Pedras; palestras “Juventude, empregabilidade e sentido de vida”, com Marco Cassel; horas do conto, com Luciane Raupp – projeto LER; e momento cultural, com apresentações das escolas municipais.
O evento contará ainda com espaços interativos, que não necessitam de inscrição prévia para visitação: espaço de tecnologias da Smec (tela interativa, impressoras 3D, explorador kids, fotos personalizadas do evento com tablets); demonstração de robótica do Sesi e da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari. Outras atrações são a exposição sobre a gestão de resíduos orgânicos escolares: práticas pedagógicas possíveis; mostra da fauna e da flora do Rio dos Sinos – Vestígios na natureza; e passeio brincante pela floresta: vivências das trilhas afetivas no arroio e do cotidiano das infâncias, organizados pelo Cemea – Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler.